NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA


A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

25/03/2013 14:56

 

 

A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

 

Autora: Denilde das Dores Miranda (Dens)

 

A família é um importante núcleo na vida da criança. A base da sociedade está na família. Para a construção de um mundo com mais amor, harmonia, verdade e justiça devemos ter cuidado especial com cada membro de nossa família. Em especial, as crianças, por se encontrarem em etapa de crescimento e formação.

Seja como for composta a nossa família: a tradicional – com pai, mãe e filhos; a moderna: com mãe e filhos ou pai e filhos ou avós, tios, netos, sobrinhos ou ainda, outro modelo de composição familiar. Isso não importa! O que é considerado é o valor que cada um de nós está dando à família que possui. Família é a união de pessoas que se amam, que se respeitam e que trabalham para o bem estar nosso e dos outros.

A tão sonhada Paz mundial reside no berço de cada lar. Que tenhamos isso em mente e atuemos como verdadeiros membros em nossa família. Que a nossa presença no mundo faça a diferença primeiramente dentro de nossa casa.

É na família que a criança constrói os mais importantes laços de relacionamentos afetivos. A afetividade que ela encontra no seio de sua família é que lhe dá o suporte necessário ao desenvolvimento pleno de seu ser como a identidade, a intelectualidade, a saúde emocional e física.

Quando a interação entre os membros da família é de forma natural – saudável, a criança tem neste clima o apoio que a impulsionará para o sucesso nos diferentes meios sociais como a escola e outros. A família é a responsável primeira do sublime ato de fazer desabrochar a HUMANIDADE intrínseca em cada ser humano.

A família que prima por relações saudáveis entre seus membros é aquela em que os pais ou responsáveis sabem renunciar a seus desejos e mesmo objetivos em prol dos filhos. Mas com sabedoria para não se anularem e nem se prejudicarem no seu crescimento interior e profissional porque esses valores também servirão de espelho e norte para os filhos.

Os pais devem desenvolver a compreensão entre eles e para com os filhos através do diálogo. As palavras proferidas com naturalidade sem desfiar as mágoas são recursos para o exercício da compreensão que é a chave da tolerância e nisso consiste o amor.

 

Uma família edificada nos pilares do amor, da compreensão, da tolerância e da renúncia positiva sabe que para que todos os seus membros possam desempenhar com satisfação seus papéis sociais é necessário que haja colaboração por parte de cada um.

Muitas vezes há desentendimento em casa por motivos como a sobrecarga do trabalho doméstico, o dinheiro... Portanto, na administração do lar inclui-se também a justa divisão de atividades respeitando as possibilidades de cada um para a devida colaboração. O múltiplo entendimento através do diálogo também deve acontecer antes de se efetuar alguma aquisição que vá tocar no orçamento... Essa postura é um dos meios de educar os filhos para saberem atuar como cidadãos na sociedade, serem bons colegas de trabalho e, já como adultos, estarem aptos a construir suas famílias, futuramente.

O valor que cada um de nós atribui a si mesmo e ao outro nasce da convivência familiar. A tão pregada VALORIZAÇÃO HUMANA necessária ao crescimento global, é, antes de tudo, tarefa que se inicia em casa.

 

 

 

 

 

—————

Voltar